Função bloqueadoras

Vamos esquecer um pouco nossas atacantes e forcar nas bloqueadoras. Como podemos definir, brevemente, cada posição das bloqueadoras em um pack?

  • Pivot e blocker #1 são uma equipe, como uma parede:
A pivot se posiciona à frente do pack e trabalha com a blocker #1 para controlar a velocidade do pack. A pivot á a última linha de defesa contra a jammer adversária. Se a pivot vai atrás da  jammer adversária, a blocker #1  mantém o pack e vice versa. Qualquer uma das duas deve manter o pack a todo momento. A pivot deve se lembrar de que é a encarregada de manter a velocidade e que também pode escolher perseguir a jammer acelerando o pack ou diminuir para atrasá-lo. Como estratégia de defesa, diminuir a velocidade do pack pode fazer com que a pivot adversária se afaste tanto do pack que caia na área dos 20 pés (6 metros). Essa é uma boa estratégia quando a equipe adversária possui uma pivot forte e nossa jammer está lutando para passar.



  • Blocker #2 e #3
As blockers #2 e #3 também são uma equipe. Estas duas jogam juntas, formando paredes. A comunicação entre elas e o resto do pack é crucial, para que possam ver quem se está se movendo e para onde. A blocker #2  é a encarregada de reter a linha se a pivot e/ou blocker #1 se atrasam. Ela tem grande mobilidade dentro do pack e trabalha para formar paredes e bloquear jogadoras à frente ou atrás dela. O mais importante é que a blocker #2 tem a habilidade de jogar tanto na defensiva quanto ofensiva. No derby, normalmente se vê o pack patinando enquanto a bloqueadora decide, em um segundo, se deve dar assistência ou bloquear uma jogadora que está passando pelo pack.
blocker #3 é a que persegue, persegue e persegue! Se a jammer adversária passa por ela, seu trabalho é persegui-la, correr através do pack  e bloquear uma e mais vezes. Se não consegue alcançá-la, a blocker #3 tem a vantagem de ver para onde a jammer está indo e comunicar o movimento ao seu time. Também pode ajudar a sua jammer (somente quando a jammer adversária não está no pack) acompanhando-aauxiliando na passagem pelo pack.

Texto cedido pela Liga 2x4 Roller Derby e traduzido por Cranium Basher Dolls

2 comentários:

  1. Muito interessante meninas, gostei (:
    não sabia dessas diferenciações dentro do pack, importante lembrar da defesa tbm, afinal, o que seria da jammer se não fossem as blockers!?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Loy. É muito legal saber mais sobre o jogo, principalmente aqueles pontos que você só aprende fazendo e não há nada escrito. :)

    ResponderExcluir

 
  • Cranium Basher Dolls © 2012 | Blog desenvolvido por SATURN - design & publicidade
    Gabriel Zago