Rolamentos - Parte III

Nessa última parte, vamos falar do que você precisa saber na hora de comprar um rolamento. Caso não tenha visto os posts anteriores, veja a parte I sobre o que é o rolamento e a parte II sobre manutenção.
PARTE III – Qual comprar

Os rolamentos vendidos para patins, skates e derivados serão sempre de esferas. O que você deve estar atenta é se a marca é de uma empresa confiável, por exemplo: Bones, Kwik e SKF. Caso você encontre um jogo de rolamentos com preço bem abaixo do mercado, desconfie. Mas também não aceite pagar muito mais caro pensando que será de maior qualidade.

Um detalhe que normalmente fazem leigos gastarem dinheiro atoa é a sigla ABEC (Annular Bearing Engineering Committee, ou em português, Comitê de Engenharia para Rolamentos Anulares). Ela estabelece normas de precisão na fabricação, excentricidade, folga entre os anéis e as esferas, etc e não necessariamente estabelece que você irá mais rápido ou mais devagar na patinação. Até mesmo porque essas normas ditam velocidades acima de 32.000 rpm (transformando em velocidade, seria algo próximo a 531,08km/h), o que é MUITO acima do que podemos atingir. Podemos, sim, encontrar um ABEC 7 de uma determinada marca que se deteriore muito mais rápido do que um ABEC 5 de outra marca. Isso vai depender da qualidade do material de fabricação, conservação, lubrificação, o piso onde ele é utilizado, a força exercida sobre o rolamento, torções, entre outros fatores.

Outro detalhe é a denominação "swiss precision" (precisão suíça). Só de se utilizar máquina suíça já é motivo de usar a denominação, mas se são melhores ou não é difícil dizer, até mesmo porque não há nenhuma norma que classifique-os como de maior qualidade do que os modelos americanos ou chineses.

Emfim, o que podemos dizer sobre melhor qualidade é sobre os feitos de material cerâmico, pois o atrito no interior é muito menor. Quantos aos outros fatores, dê preferência a rolamentos desenvolvidos para patins/skate (no caso do Roller Derby, busque sites de jogadoras e faça quantas perguntas achar necessário) e que sejam de marcas confiáveis sem se preocupar tanto com as classificações.

Chegamos ao fim do assunto e caso tenha ficado alguma dúvida, nos envie um email (contato@craniumbasherdolls.com) ou venha assistir um de nossos treinos.

Esperamos ter ajudado! :)

0 comentários:

Postar um comentário

 
  • Cranium Basher Dolls © 2012 | Blog desenvolvido por SATURN - design & publicidade
    Gabriel Zago